Acerca de
Causas
Não existem causas exatas da depressão, mas existe uma série de fatores que podem tornar a depressão mais provável.
Os fatores de risco incluem:
-
Uma tendência familiar (hereditariedade);
-
Eventos emocionalmente angustiantes, especialmente os que envolvem uma perda;
-
Ser do sexo feminino, envolvendo alterações dos níveis hormonais;
-
Detentora de certas doenças físicas;
-
Efeitos colaterais de certos medicamentos (como os betabloqueadores e os corticosteroides).
A depressão não significa uma fraqueza de caráter, e pode não refletir um transtorno de personalidade, um trauma de infância, ou falta de atenção dos pais. A classe social, a origem étnica e fatores culturais, aparentemente, não exercem influência sobre a possibilidade de uma pessoa ter depressão ao longo da vida. Os fatores genéticos contribuem para a depressão em aproximadamente metade das pessoas que a possuem.
As mulheres são mais propensas a apresentarem depressão que os homens, embora as explicações para esse fato não sejam claras. Entre os fatores físicos, as hormonas são as mais associadas à depressão. Alterações nos níveis hormonais podem causar alterações no humor, um pouco antes da menstruação, como parte da síndrome pré-menstrual, durante a gravidez e depois do parto. Algumas mulheres ficam deprimidas durante a gravidez, ou durante as quatro primeiras semanas após o parto (melancolia pós-parto ou, se a depressão for mais séria, depressão pós-parto). A função anormal da tireoide, que ocorre com bastante frequência em mulheres, pode ser outro fator a considerar.
A depressão pode se manifestar em conjunto com um determinado número de doenças físicas e fatores, ou ser causada por eles. Doenças físicas podem ser a causa direta de uma depressão, como quando uma doença da tiroide afeta os níveis hormonais, ou podem também ser uma causa indireta, como quando a artrite reumatoide provoca dor e incapacidade.
Muitas pessoas afirmam que se sentem mais tristes no final do outono e no inverno, e atribuem essa tendência à diminuição das horas de luz natural, e às temperaturas mais baixas. No entanto, em algumas pessoas, essa tristeza é grave o bastante, para ser considerada um tipo de depressão, chamada de transtorno afetivo sazonal.
O uso de alguns medicamentos com receita médica, como alguns betabloqueadores, usados para tratar hipertensão arterial, podem causar depressão. Por razões desconhecidas, os corticosteroides provocam depressão com frequência, quando o corpo os produz em grandes quantidades, no contexto de um transtorno, como na síndrome de Cushing, mas também, quando administrados como um medicamento, e eles tendem a causar hipomania, uma forma menos grave de mania ou, raramente, mania. Algumas vezes, interromper a administração do medicamento pode causar depressão temporária.
Vários transtornos de saúde mental podem predispor uma pessoa à depressão. Eles incluem determinados transtornos de ansiedade, o transtorno por uso de álcool, outros transtornos por uso de substâncias e a esquizofrenia.
Eventos emocionalmente angustiantes, como a perda de um ente querido, às vezes, podem desencadear depressão, mas geralmente apenas em pessoas que são predispostas à depressão.
Contudo, a depressão pode surgir ou piorar sem nenhum motivo aparente ou significativo. Por fim, salientamos o fato de que pessoas que já tiveram depressão têm mais propensão a tê-la novamente.